Tags

, ,

20190510_191621Dizem que ser mãe é padecer no paraíso. O fato é que, para cada grande privilégio, Deus nos dá uma grande responsabilidade. Não consigo pensar em privilégio maior nesta terra do que gerar e cuidar de uma nova vida. Mas não é sem dor que uma mulher enfrenta a maternidade. Coração de mãe sofre.
Sofremos a angústia de não sermos perfeitas, quando desejávamos mesmo nunca errar. Sofremos por nove meses a ansiedade de ver o rostinho de nossa criança. Sofremos o desespero de não saber interpretar porque o nosso filho chora. Sofremos a cada espirro, a cada arranhão, a cada tropeço, a cada galo na testa. Sofremos no primeiro dia de aula, e em todos os outros também. Sofremos porque os filhos crescem rápido demais. Sofremos por não poder controlar o caminho que escolherão. Sofremos pelo medo de perdê-los. Sofremos com suas lágrimas de decepção.
Mas não é só de dor que é feita a vida de uma mãe. O privilégio é tão grande no caminho que qualquer dor torna-se de fato irrelevante à comparação.
Nosso coração se alegra ao ouvir as primeiras batidas, disparadas, do coração da criança que geramos. Ao sentir o primeiro chute na barriga. Ao ver o primeiro piscar de olhos. Não há alegria maior que ver o primeiro sorriso, o primeiro passo, o primeiro “mamãe”. O calor das mãozinhas em nosso rosto, o beijo a qualquer hora e o “você é linda” depois de um dia de muito trabalho. O desenho onde você é a maior do mundo, a primeira, a segunda, a terceira e todas as formaturas, o cartão feito de giz de cera ou o presente comprado com o primeiro salário. Qualquer coisa que nos acene que há um pedaço de nós vivendo fora de nós.
É impossível ser mãe sem sofrer. Mas é possível escolher um cantinho bem no fundo pra guardar as memórias sofridas e dar lugar à esperança, à alegria e ao amor.
Que o nosso coração seja guardado da lamentação, da auto-piedade, da desesperança e do rancor. Que a amargura não encontre espaço. Que a gratidão seja sempre abundante. Se o coração alegre é um bom remédio, que nossa farmacinha esteja sempre abastecida!